O Beco

O Beco

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Eu Ideal

Vivo sob o conceito de um EU ideal. Criei este eu social para uma vida social. Nunca imaginei que incorporaria este eu, nem que outro existia. Até o momento não tinha realmente pensado sobre o "eu", sobre mim. Vivo este eu social e hoje sei que é dispensável. Satisfazer as necessidades da sociedade não é o que me gratifica, muito menos me completa. Isto me deixa cansado, toma toda a minha energia e minha vida parece vazia.
É difícil desfazer-se deste Eu ideal, eu criei esta vida, seria como se eu começasse a viver agora, porém não é um recomeço, eu teria que destruir uma vida para sobre seus escombros criar outra.

É praticamente impossível, e não há uma forma fácil de se fazer. Mas pretendo realizar esta metamorfose!!!!

5 comentários:

  1. Eu ideal, pelo o que sei, seria, segundo a psicanálise, o mesmo que supereu ou superego. Não concordo muito com isso, nem com Freud, mas não vou esculachar ele aqui no seu Blog... rs... interessante o seu Blog... você é estudante de psicologia?... o meu Blog é http://francorebel.blogspot.com/, se quiser, dá uma passadinha lá... valeu!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, a questão aqui não é Freud. Acredito que mesmo se o citasse seria com um olhar existencialista. Porém, o eu ideal a que me refiro seria algo que criamos como objetivo. Alguns fazem analogias freudianas disso, mas não tem muito a ver. "Eu ideal" é: o psicólogo centrado, bom profissional, bom aluno, etc...
    E sim, sou psicólogo... Obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir
  3. Corrigindo o que eu disse acima, para a psicanálise o "ideal de eu" seria, na verdade, um fenômeno resultante dos processos que envolvem o eu, o supereu e o id, na infância, mas enfim... na perspectiva fenomenológica-existencial da Gestalt-terapia, no entanto, o ego é um "mero objeto de identificação", e essa perspectiva me agrada bastante, apesar de que a compreensão dessa expressão possa não ser tão clara à primeira lida, para muitos. Valeu de novo!

    ResponderExcluir
  4. Entendo o que você diz!!!
    Porém, acho que deixei um pouco confuso. Esta não é uma visão do existencialismo, gestalt, ou psicanálise. A minha visão é existencial-humanista, porém o que eu disse é uma elucubração minha...
    Valeu pelos comentários, ajuda muito!

    ResponderExcluir
  5. "Não importa o que a vida fez de você, mas o que você faz com o que a vida fez de você".
    Jean-Paul Sartre

    Gostei do texto...^^

    Acho que este "outro eu" é sim muito possível!!!

    ResponderExcluir