O Beco

O Beco

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Considerações Sobre a Felicidade

É fato para mim que a realidade e a felicidade estão separadas por uma linha intransponível. Pergunto-me o que seria mais eficaz, interessante, mas não sei.
Como existencialista (no sentido de ver o mundo), algo que não consigo deixar de ser, acredito que a existência precede a essência, que a angústia move o mundo, que o ser está sempre para o não ser o que lhe causa dor, o que também é bom. A falácia de o existencialismo ser um humanismo é tosca, já que quando este o for, estaremos aceitando uma liberdade que aprisiona. Porém, acredito que esta é a realidade.
Já para a felicidade o caminho também não é fácil, temos de realizar uma transformação bio-psico-social, algo que ultrapasse o espiritual, transcenda, e aí estamos falando da forma certa ou errada, outra falácia seria a dos terapeutas de dizerem que não há o caminho certo, pois para estes o certo seria a terapia.
O certo é que nada é certo, certo no sentido de certeza, tudo é algo provável, porém acredito que existam formas de ser feliz, no certo. Como eu posso dizer? Ser feliz não é difícil, mas eu não gosto muito. Ser um existencialista contestador não me faz feliz, mas me dá um certo tesão, um prazer, que fica essencialmente no campo do intelecto e se estende ao social, porém nunca ao corpo, o trabalho conjunto é árduo e difícil, mas sempre acho que o corpo, o soma é dispensável..... É estranha essa relação, concordo com o taoísmo, a harmonia é vital, mas não a consigo e tão pouco a almejo, apenas sei de sua necessidade.
Não sei se quero ser feliz, ou se a angústia me faz feliz. Também não sei se sou um angustiado de nascença... imutável.... só sei que essas questões me parecem indissolúveis e não quero deixá-las.

4 comentários:

  1. Contradições... mas tudo bem... concordo com a concepção de que o Existencialismo é um Humanismo sim (mas esses "ismos" são meio enjoados demais pra mim, apesar de tudo)... e não concordo com a concepção biopsicossocial do homem, o que me parece mais uma "pseudo visão holística" do ser humano. Concordo com a teoria Holística de Smuts e a conheço o suficiente para realizar essa observação. Bastante reflexivo o seu Blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Bom, não vejo muitas contradições (deve ser porque é tudo claro para mim). Acredito que é uma construção reflexiva mesmo. Tento demosntrar todas as etapas do meu pensamento culminando em algo que, as vezes, frustra por não ser muito concreto.
    O mais interessante é que todas as considerações feitas em um momento são refutadas e reavaliadas, então, também não sei com que concordo.
    Acredito que não tenha ficado claro, mas também não concordo com a visão bio-psico-social.
    Não tenho grande conhecimento de Smuts, porém, o pouco que entendo de sua teoria sobre holismo me agrada. Me agrada muito a GESTALT. O fato de se trabalhar com o presente, sem bases sobre o que fazer me deixa fascinado.
    Agradeço à sua contribuição e espero discutirmos mais sobre este assunto...

    ResponderExcluir
  3. Pelo jeito você gosta muito da filosofia existência lista, pelo menos é impressão que tenho...eu também gosto.
    Agora alguns trechos me soa como se tivesse realmente certeza do que fala, quando em outro afirma que nada é certeza, que tudo é provável.
    Adorei a sua reflexão sobre...
    muitos de suas questões ja me fiz também, e ainda me faço...rsrsrs...
    até...
    e parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  4. Realmente.... Eu adoro existencialismo...
    E é exatamente isto... Eu tenho a minha certeza sobre o que digo, e sei que é tudo provável. Eu imagino esta reflexão como o movimento do TAO, no ápice da certeza surge a dúvida.
    Que bom que temos algumas reflexões em comum, isto dá um sentimento de pertença!!!
    Obrigado pelos comentários!!!

    ResponderExcluir