O Beco

O Beco

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Psicologia - Ciência: humana ou da saúde?


Todos os psicólogos conhecem a história da psicologia e sabem que ela se desenvolveu em dois ramos, a ciência humana e a ciência da saúde. Com Wundt e Pavlov a ciência da saúde foi desenvolvida e com Freud e Jung a ciência humana foi desenvolvida.
No início Freud almeja esta ciência da saúde, mas logo renunciou em favor de suas idéias sobre o aparelho psíquico.

Hoje em dia enfrentamos um problema um pouco diferente, um descrédito geral da população e da comunidade ciêntífica com relação aos resultados de nossos trabalhos. Faz sentido este descrédito? Estariam certos, a população e a comunidade ciêntifica de desacreditar o trabalho do psicólogo?

Temo que a resposta seja sim! O que você imaginaria se você fosse em um médio e pergutasse:
- Doutor, o que eu tenho? Quanto tempo leva para eu sarar?
- Olha, não tem como sabermos isto agora, nós temos que fazer isto sem pressa!
(Isto quando o paciente recebe uma resposta direta, porque na maioria das vezes o que vem é uma evasiva, só que ninguém diz que é uma evaziva)

Toda ciência necessita de uma padronização e de certa probabilidade de acontecimentos e respostas. Quantos psicólogos quantificam isso?

Acredito que o ramo da psicologia que se desenvolveu nas ciências humanas tenha a sua área, que é a de pessoas com dinheiro e tempo para analisar seus problemas e não se importam com o resultado. Pessoas que querem se desenvolver.

No entanto, pessoas com problemas específicos, com poucas possibilidades financeira e/ou pouco tempo, não deveriam ser analisadas, deveriam se atendidas por um profissional da área de saúde, que possa quantificar os resultados e levar o paciente a uma melhora rápida e eficaz, que lhe devolva a capacidade de viver normalmente.

Isto para mim é ética profissional. Não podemos pensar que a transferência não é uma arma nas nossas mãos. É sim e é muito perigosa. Muitas pessoas ficam presas nela e não saem nunca e muitos psicólogos acreditam que este é o caminho para a pessoa. A questão é: como sabemos disso? Quais as comprovações ciêntificas? Como sei se este é o melhor caminho a seguir?

Notem, não estou aludindo a um cientificismo radical em detrimento da psicologia da ciência humana, só digo que cada uma tem o seu lugar e que o psicólogo ético deve prezar acima de tudo pelo ser humano que está LHE PAGANDO e não acreditar que o caminho é este de anos para resolver qualquer problema. Devemos acreditar que existem profissionais capacitados para resolver o problema em menos tempo que agente, é necessária humildade!!!

Muito obrigado pela atenção!

4 comentários:

  1. Realmente existe uma falta de regulamentação quanto ao tipo de serviço prestado, acredito que a psicologia só vai se fortalecer a partir do momento em que as pessoas (clientes) saibam o que realmente estão comprando. Pamella

    ResponderExcluir
  2. A terminologia "ciência humana" é comum na Psicologia. Muitas áreas assim se justificam devido a sua forma de fazer ciência. As concepções cognitivistas e psicodinâmicas por exemplo partem predominantemente do desenvolvimento de uma teoria para então buscar comprovação. O que muitos não sabem é que o contrário também pode ser feito, partirmos dos dados para então buscar entender (e subsidiar teoricamente) nosso objeto de estudo, pressupondo também que o tenhamos definido adequadamente (algo também problemático nessa área). Mas a psicoterapia não é psicologia, é uma tecnologia da psicologia. A psicologia ao menos em teoria seria um campo da ciência preocupada em responder a determinadas questões relativas ao comportamento, mente ou emoções humanas (definição de objeto que varia de orientação para orientação).
    Eu atualmente considero a Psicologia de um modo geral um campo de entendimento humano, mas que esta em um estado pré-paradigmático, que ainda não definiu claramente a que veio e para onde vai. Psicologia é um termo descritivo amplo que trata de diversas áreas significativamente independentes que buscam entender as "ações humanas" digamos assim. Psicanalise p. ex. é um campo independente (não precisa ser psicólogo para cursar) e a Análise do Comportamento também. No caso da Análise do Comportamento na realidade ela esta tão desvinculada da Psicologia que a grande maioria dos psicólogos a trata ativamente como algo a parte (até porque é a única abordagem que subverte radicalmente a lógica cultural ocidental denominada mentalismo).

    ResponderExcluir
  3. O CNS desde 1997 reconhece o Psicólogo como Profissional de Saúde http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_frame.asp?cod_noticia=193

    ResponderExcluir
  4. MUITO BOM! ME AJUDOU BASTANTE.

    ResponderExcluir