O Beco

O Beco

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Presentificação da teoria Rogeriana!!!!

Quando eu estudava criei um esquema para entender mais fácil a "reiteração", a "reflexão de sentimento" e a "elucidação" em Rogers. É mais ou menos assim:

Todo cliente tem de ser visto como uma cidade em blackout. Ele não consegue enxergar nada, está tudo escuro e muitas vezes tromba em coisas. Então, ele liga para um psicólogo, o profissional que irá lhe ajudar a conhecer o lugar por onde está andando.

Através da "reiteração" o psicólogo irá iluminar o caminho do cliente com uma lanterna. Mas antes, o paciente deve dizer por onde estou passando. Ex:

"Eu estou em um lugar escuro"
"Então você está vendo tudo escuro"

O que o psicólogo fez foi iluminar o caminho pelo qual o paciente já havia passado. Logo após o psicólogo irá acender luzes de postes (Reflexão de Sentimento). Lógico, antes o cliente deve conhecer bem a rua, até porque, se não conhecesse a ligação da luz seria inviável. Ex:

"Toda essa escuridão me faz lembrar de minha infância. Nunca ninguém ficava comigo. Tinha muitas pessoas na casa, porém nenhuma comigo. Eu ficava em um quarto escuro."
"Você se sentia sozinha em sua infância"

E por último, mas muito raramente, o psicólogo pode ajudar o paciente a reforçar a luz, quando o conteúdo ainda não está tão manifesto. Ou seja, a pessoa já falou do seu problema, mas não o percebeu. Nesta hora o terapeuta fará a Elucidação. Ex:

"Toda essa escuridão me faz lembrar de minha infância. Nunca ninguém ficava comigo. Tinha muitas pessoas na casa, porém nenhuma comigo. Eu ficava em um quarto escuro."
"Você se sentia sozinha em sua infância. Me parece que você se sente sozinha agora também"

Gosto desta relação porque a cidade nunca estará inteiramente iluminada. No entanto, o psicólogo ajuda a pessoa a iluminar os pontos em que ela está trombando, tornando a passagem mais livre. Outra relação a ser feita é a da consciência intencional, o indivíduo apenas irá enxergar um foco iluminado, nunca a cidade inteira.

É isso, realmente é um esquema tosco, mas me ajudou muito a entender o que Rogers queria, deixar aqueles escritos metódicos e me aprofundar na terapia em si.

2 comentários:

  1. Nesse caso, eu faria uma sugestão ao cliente: que ele SEJA a escuridão, para que ele dissesse como ele se sente SENDO essa escuridão, e, em seguida, a luz, e, por conseguinte, sugerindo um diálogo entre essas duas partes, integrando e tal... muito interessante esse post (adoro Rogers, é um dos meus favoritos!)... abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. É, mas você é total gestalt!!!!!!!
    Hahahah!!!

    ResponderExcluir