O Beco

O Beco

quarta-feira, 30 de março de 2011

"PSICOLOGIA NÃO FUNCIONA"



Eu sou psicólogo escolar em uma cidade "tal" e tive que ouvir esta semana mais uma ignorância, mais uma vez de um psicanalista (não que a classe toda seja assim, mas que só ouço estas coisas de psicanalistas). Um aluno da minha escola, em avaliação de rotina foi encaminhado para atendimento psicológico clinico (eu não atendo crianças). Este aluno já está em tratamento há três meses e a mãe não está satisfeita, pois diz que não dá resultado. A mãe quer que a psicóloga tenha um contato mais próximo com a escola e esta não quer. Porém, ontem a tal "psicóloga" que se diz hoje analista veio com o seguinte assunto:
"Não há o que se fazer com a criança, como sou analista sei que tenho que respeitar o tempo dela e não tenho nada há fazer. Alguns psicólogos tentam agir, mas a atitude é superficial e a mudança também não tendo resultado positivo no fim."
A mãe chegou para me perguntar se era verdade que psicólogo não funcionava e que se psicanalista era uma classe superior de psicólogos...
Agora, se são superiores, são muito mesmo, pois nem chego a entender porque (deve ser por ser psicólogo, portanto mais ignorante). E também estão imunes a ética, já que pode difamar a profissão a qual renunciaram, pois esta não é tão boa na prática.
Eu respeito totalmente a posição de achar que não há o que se fazer e de não querer o contato com a escola, mas não aceito as críticas.
Esta mesma analista me disse que já chegou a atuar com psicologia e nunca funcionou. Será que não restou um pouquinho de humildade para ela imaginar que talvez tenha falhado na aplicação da psicologia, ou que talvez não tenha tido competência o bastante para obter êxito com a psicologia...
E o que vocês acham?
Este não é um caso para o CRP?
O conselho de ética não tem que agir em um caso destes?
Não me importa a sua crença, não me importa o que você pensa, me importa é a ciência. A psicologia com a qual atuo é reconhecida cientificamente e não basta você dizer que não funciona, você deve provar... E isto é totalmente sem sentido, já que a psicanálise é bem mais teórica do que científica (até mesmo pela dificuldade da ciência em mensurar os efeitos da relação com o inconsciente, e não pela incompetência da área)...
Volto a dizer cada área possui a sua aplicação, a psicologia tem a sua e a psicanálise tem a sua. Neste sentido acho que deveriam ser duas formações à parte, pois assim não teríamos estes conflitos!

16 comentários:

  1. olá! quando você diz: "Neste sentido acho que deveriam ser duas formações à parte, pois assim não teríamos estes conflitos!". Psicologia e Psicanálise já são duas formações à parte. Por exemplo, um assistente social ou um psiquiatra pode ser um psicanalista sem fazer Psicologia. Nem todo psicanalista é psicólogo. Mas, ser psicólogo pressupõe-se formar em Psicologia. Ainda assim, ambos devem estar comprometidos com sua formação, além da sua terapia pessoal e sua supervisão - sempre, ao longo da vida,(pelo menos acredito a partir de um experiência na minha graduação) ... Para quem está de fora tirar suas conclusões a respeito deste ocorrido é um pouco complicado. Como é o meu caso. Então, há várias críticas entre as abordagens e rotular, generalizar ou concluir a partir de uma visão superficial me parece um equívoco. Poderia, talvez, ser discutido em grupo de profissionais. valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. psicologos so querem estragar as vidas das pessoas invadindo o cotidiano que esta certo.

      Excluir
    2. esses profissonais tambem traem voces sabiam disso e ficam dando conselho errado para todo mundo que passam por frustaçoes como pode voces concoradam com isso que eles dizem.

      Excluir
  2. Com certeza, isto está sendo amplamente discutido em uma associação de psicólogos... E talvez você não tenha me entendido.. ou (o mais provável) eu não tenha me explicado bem... A psicanálise é parte integrante do currículo de quase todas as faculdades de psicologia. Estuda-se muito mais psicanálise do que psicologia nas faculdades...
    A minha idéia é de que cria uma formação superior em psicanálise, que eles tenham o seu próprio conselho federal e que a disciplina seja apenas parte da história da psicologia...
    Não sei se você me entende...

    ResponderExcluir
  3. Adorando as questões que você levanta neste blog!
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Realmente, é um absurdo essa arrogância de certos psicanalistas (claro que não todos). Além de fazer afirmações bem ignorantes, ainda rompe com várias questões éticas.

    ResponderExcluir
  5. Exatamente isto.... o que me felicita é que o caso já foi para o conselho e está sendo analisado...

    ResponderExcluir
  6. Tenho a plena consciência hoje, que psicologia não resolve. Tenho psicologo na familia, conheço outros, que nem souberam ajudar a si proprios e hoje usam medicamentos tarja preta. Se for procurar um profissional, procuraria um PSIQUIATRA, nos escutam muito bem, e tem capacidade para medicar caso precise. Falo isso por experiencia própria. Respeito a opinião de todos, mas essa é a minha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou eles medicam ou não fazem nada, vc quer dizer. De que outra forma psiquiatra atua, caso "não precise" de medicar? Segundo sua percepção, psiquiatras têm remédio para todo e qualquer problema existencial humano?

      Excluir
  7. Não acredito na psicanalise, psicoterapia ou psicologia.
    Já experimentei esses "tratamentos", mas a meu ver devemos refletir melhor sobre nossa vida e não nos "escondermos atrás de nós mesmos". É aconselhável a leitura, prática de esportes, procurar "com critério" alguma Igreja ou Templo Religioso que gostar, pois nesse ambiente as pessoas buscam a paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz! Não acredita em psicologia mas acredita em templo religioso... acha que não devemos nos esconder atrás de nós mesmos... mas psicólogos propõe isso por acaso? Acho que vc está meio desiludido e confundindo os argumentos. Agora concordo com vc que a maioria dos psicólogos não é eficiente.

      Excluir
  8. se tiver que fazer terapia e puder escolher entre um psicólogo com o preparo fraco que eles têm, alem de um conselho federal a serviço de governos populares, ou um psiquiatra com uma formação médica séria e intensiva, fico com o segundo.

    ResponderExcluir
  9. Não é à toa que cada vez mais os psicólogos estão buscando a ocupação forense ou outras áreas menos ligadas a Terapia....é porque não funciona mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Não acho que seja caso para CRP. O debate deve existir. Do mesmo modo que acho que tenho o direito de criticar a psicanálise, os psicanalistas o têm para criticar a psicologia. E vamos confrontar os argumentos.
    Agora, sobre a discussão em si, é interessante como os psicanalistas são frequentes nesse argumento de justificar a sua inoperância dizendo que a operância de outros profissionais é ruim porque seria superficial. Com isso parecem querer justificar que suas análises possam eternamente, sempre em busca da tal transformação profunda.

    ResponderExcluir
  12. Comentário bastante infeliz... ficou mais claro no final, quando sugeriu que alguém vá desabafar com amigos e parentes... e que filosofar é com vagabundos.

    ResponderExcluir